Ao
mesmo tempo em que sensibiliza a população brasileira para a redução da
violência e a promoção da igualdade de gênero e saúde da mulher, a campanha da
ONU “Mulheres e Direitos” valoriza a contribuição da Lei Maria da Penha e da
rede de serviços de atendimento às mulheres em situação de violência no Brasil,
a exemplo do Ligue 180 - a Central de Atendimento à Mulher, as delegacias
especializadas, casas-abrigo, juizados, varas criminais, núcleos e centros de
atendimento, entre outros.
O
lançamento na última sexta-feira, (05/08), no Rio de Janeiro, contou com a
presença de Maria da Penha, cuja história de sobrevivência, após uma série de
agressões do ex-marido, impulsionou a criação da lei com seu nome, das
ministras Luiza Bairros (Igualdade Racial) e Iriny Lopes (Políticas para as
Mulheres).
“O objetivo é que as
populações de todo o país, mas especialmente do Norte e Nordeste, onde o
machismo ainda é muito forte, se identifiquem com as situações retratadas.
Vamos mostrar o fenômeno da violência, muito presente ainda no cotidiano de
diversas mulheres, mas evidenciar também que há saídas, como delegacias e
abrigos, que oferecem ajuda a essas vítimas”, disse representante no Brasil do
Programa Conjunto das Nações Unidas sobre HIV/Aids (Unaids), Jacqueline Cortês.
Ela acrescentou que, de acordo com estimativa da ONU, a cada dia, pelo menos
dez mulheres morrem no Brasil vítimas de violência doméstica.
A campanha “Mulheres e Direitos” é uma iniciativa da ONU, no âmbito da Equipe Conjunta sobre Aids e de parceiros. É liderada pelo UNAIDS – Programa Conjunto das Nações Unidas sobre HIV/Aids; ONU Mulheres – Entidade das Nações Unidas para a Igualdade de Gênero e o Empoderamento das Mulheres; UNFPA – Fundo de População das Nações Unidas; UNICEF – Fundo das Nações Unidas para a Infância; tem o apoio do UNIC Rio – Centro de Informação das Nações Unidas para o Brasil e é assinada em parceria com o Instituto Maria da Penha. Os filmes foram produzidos pela Documenta Filmes, tendo direção de Angela Zoé e coordenação da [X] Brasil Publicidade em Causas/Daniel de Souza. A marca original da campanha, criada com base em conceitos estabelecidos pela ONU, é assinada pelo designer Jair de Souza.
Fonte: Vídeos retirado do site http://www.youtube.com.br/ e o artigo do
site http://www.agenciapatriciagalvao.org.br/index.php
em 01 de setembro de 2011 às 08h50min.
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