O
módulo IV do curso teve como tema: Estado e Sociedade. No decorrer da leitura
dos textos as alunas e os alunos tiveram a oportunidade de conhecer um pouco
mais sobre a formação do Estado democrático o surgimento e consolidação da
cidadania, e do direito.
A
partir das grandes Revoluções a população e a classe trabalhadora conseguiram
conquistar vários direitos em diversas áreas da vida cotidiana. Incluem-se aqui
as politicas publicas.
No Brasil devido à
forma como se deu a sua constituição enquanto país e sua recente história
marcada pela colonização e pelo regime escravocrata, a política pública
promovida pelo Estado privilegiou durante anos uma pequena camada da população,
a elite e; desconsiderou-se o restante da população.
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Vários
foram os movimentos sociais que contribuíram para a redemocratização do país e
que até hoje reivindicam melhorias nas politicas publicas de forma a garantir a
cidadania e reparar as dividas do estado com alguns segmentos da sociedade,
como por exemplo, os negros, os indígenas e as mulheres.
É incontestável a relevância dos movimentos
sociais para a mudança e efetivação de direitos e politicas sociais, devido a
ação desses grupos organizados muitos avanços foram alcançados porem a
sociedade muda constantemente e a dinâmica de resposta as novas demandas desta
sociedade também deve mudar.
Dentre as mudanças previstas nas
constituições pelas quais o país passou observa-se o direito ao voto universal,
o voto secreto, as leis trabalhistas, introdução do voto feminino, direito de
greve, tripartição dos poderes, filiação sindical, direito de expressão, dentre
outros.
A Constituição Federal de 1988 trouxe vários
avanços na conquista de direitos humanos, sociais e políticos, abrangendo a
diversidade cultural e de gênero presente no país.
A participação feminina no movimento
constituinte foi decisiva para o alcance de direitos iguais entre homens e
mulheres. Se não tivesse havido a participação feminina na elaboração da
Constituição de 88 provavelmente teríamos outro quadro social no país, ainda
mais desigual do que o que vivemos hoje.
Além desses conteúdos também pudemos realizar
estudo das politicas públicas presentes no Estado democrático. Dentre as
observações pertinentes cabe destacar a importância das politicas publicas que
podem ser entendidas como mecanismos/instrumentos de ação para a execução de
planos e programas do poder executivo. Por meio das politicas publicas, os
governantes intervêm na sociedade objetivando a concretização de direitos
previstos constitucionalmente nas esferas federal, estadual e municipal para
que os cidadãos tenham condições minimamente dignas de vida.
Ao se elaborar uma politica pública é
importante que o gestor dê espaço para a participação da sociedade civil
organizada, a fim de obter uma maior aproximação da realidade a qual se deseja
atingir com determinada politica e; considerar também a provisão dos recursos
necessários para a execução e desenvolvimento de tal politica no orçamento
publico.
Historicamente a participação dos movimentos
sociais nos espaços de construção de politicas publicas, têm significado
grandes avanços na melhoria da qualidade de vida da população e na redução das
desigualdades de gênero e raça tão enraizados na sociedade brasileira. È
notória a relevância destes movimentos e suas lutas na construção de uma
sociedade mais justa e equânime. Prova disto é a Constituição Federal de 1988.
Outra conquista de extrema relevância para as
mulheres brasileiras foi a criação da Secretaria de Politicas para as Mulheres
(SPM), instituída durante o governo Lula. Esta, por sua vez tem como finalidade
subsidiar de forma direta a presidência, promover e articular programas e ações
voltados à implementação de politicas para as mulheres, bem como estimular a
transversalidade de gênero em politicas publicas em todas as esferas do poder
publico. Visando assim coibir todas as formas de discriminação e violência
contra as mulheres.
Como base para tais estudos as alunas e
alunos do curso de Gestão de Politicas Públicas em Gênero e Raça receberam de
forma gratuita um livro impresso com os textos a serem estudados durante o
módulo IV. Ressalta-se que o mesmo conteúdo do livro também esteve disponível
para os alunos e alunas na plataforma on-line do curso, porém, o acesso à
plataforma só é permitido aos alunos mediante senha particular de acesso. A
bibliografia utilizada foi a seguinte:
HEILBORN, Maria Luiza; ARAÚJO, Leila;
BARRETO, Andréia, Orgs. Gestão de
Políticas Públicas em Gênero e Raça, GPP- GeR: Módulo IV – Rio de Janeiro:
CEPESC; Brasilia: Secretaria de Políticas para as Mulheres, 2011.
Fonte: Texto produzido
pela aluna GPP-GeR/UFES – Princila Cunha – Polo Aracruz – ES.
Meu nome é Elisabeth, moro em São Luis, MA, gostaria que vcs me auxiliassem enviando modelo do Plano de Ação modulo 1 e 2.Desde já agradeço, meu e-mail é er_cbranco@globo.com
ResponderExcluirOlá Elisabeth, muito bom saber que você acessa o nosso blog, saiba que estou aqui para te auxiliar no que precisar...respondi a sua solicitação por e-mail, mas qualquer dúvida é só entrar em contato novamente.
ResponderExcluirSó lembrando que o material que você está solicitando está no “arquivo do blog”, que fica na coluna da direita da página, mesmo assim, estou enviando os 02 documentos para seu e-mail.
Um abraço!
Anderson Pissinate Poltronieri
Aluno GPP-GeR/UFES - Polo Aracruz - ES
SERIA ÓTIMO DISCUTIRMOS SOBRE A TEMÁTICA GÊNERO E RAÇA,TENDO EM VISTA QUE SOMOS DE ESTADOS E REALIDADES DIFERENTES.APROVEITO , PRA LHE AGRADECER.
ResponderExcluirABRAÇOS FRATERNO
Ok Elisabeth, estaremos à disposição para sanar as suas dúvidas quanto à realidade de gênero e raça vivida aqui na nossa região e, além disso, acredito que tal interação será de extrema importância para que possamos trocar experiências, adquirir novos conceitos e ampliar nossa gama de conhecimentos acerca do tema.
ResponderExcluirAnderson Pissinate Poltronieri
Aluno GPP-GeR/UFES - Polo Aracruz - ES