segunda-feira, 27 de fevereiro de 2012

TJ-ES investiga denúncia de tortura a detentas de São Mateus, no Norte

Há suspeita de racismo e lesões corporais no presídio de São Mateus Delegado têm um mês para concluir investigações.

O Tribunal de Justiça do Espírito Santo (TJ-ES) investiga denúncias de tortura, maus tratos, discriminação, racismo e lesões corporais na Penitenciária Regional de São Mateus, no Norte do estado. Os maus tratos às presas teriam sido constatados no dia 30 de dezembro passado, pela Comissão do Conselho de Comunidades do município, durante visita às celas.


www.voluvia.com
A Comissão de Enfrentamento e Prevenção à Tortura do TJ-ES recebeu as denúncias no último dia 6 e solicitou à delegacia de São Mateus a instauração de um inquérito policial. Segundo o Tribunal de Justiça, as denúncias já estão sendo investigadas.

Além desse caso, o TJ-ES também acompanha a apuração da morte de um detento no Centro de Detenção Provisória (CDP) de Colatina, na região Noroeste, ocorrida no mês passado. O preso Guilherme Álvaro de Oliveira, de 18 anos, foi vítima de espancamento, por outros detentos dentro da unidade.

Em Aracruz, a suspeita de tortura a presos do Centro de Detenção Provisória ganhou repercussão nacional. O vídeo gravado por um agente que se revoltou com a situação e filmou tudo, mostra presos sendo humilhados durante a madrugada. Eles são obrigados a tirar a roupa e a repetir várias vezes os mesmos movimentos, intimidados pelos gritos dos agentes.

Fonte: Retirado do site http://g1.globo.com/  em 26 de fevereiro de 2012 às 20h00min.

Nenhum comentário:

Postar um comentário