quinta-feira, 19 de abril de 2012

Conheça o ‘Fundo Social Elas’, entidade que fornece apoio financeiro e técnico para a promoção da autonomia de mulheres em todo o país

Ao longo da última década, a entidade fez parceria com mais de 200 grupos em todas as regiões do país e doou mais de R$ 2 milhões.

O Fundo de Investimento Social ELAS é o único fundo brasileiro de investimento social voltado exclusivamente para a promoção do protagonismo de meninas, jovens e mulheres. Com quase dez anos de experiência no investimento social em mulheres, o ELAS (anteriormente chamado de Fundo Ângela Borba) cresceu e ampliou seus programas e áreas de atuação ao longo dos últimos anos.

O ‘Fundo Social Elas’ apoia nacionalmente grupos de mulheres que atuam nas seguintes áreas temáticas: promoção da independência econômica; ampliação do acesso à educação; prevenção da violência contra mulheres, jovens e meninas; defesa de direitos humanos; ações relacionadas à saúde de meninas, jovens e mulheres; inclusão às tecnologias de informação e de comunicação; valorização da arte e da cultura; preservação do meio ambiente e da biodiversidade; respeito à diversidade étnica, racial, sexual, geracional e outras; e incentivo às atividades esportivas.

observatoriodegenero.gov.br
O Fundo doa recursos aos grupos através de concursos de projetos. Em primeiro lugar, o edital é divulgado pela internet. Em seguida, os projetos passam por uma pré-seleção e aqueles que estiverem dentro dos critérios exigidos são distribuídos para análise da Comissão de Seleção do Fundo, composto por conselheiras do Conselho Deliberativo e por especialistas convidadas. Por fim, a Comissão se reúne a fim de selecionar os projetos que serão apoiados, levando em consideração os critérios do edital e a possibilidade de recursos.

Os recursos do Fundo são provenientes de doações de pessoas físicas e jurídicas. O Fundo também arrecada recursos prestando serviços de consultoria em gênero para empresas e instituições públicas e privadas, principalmente na área de responsabilidade social.

Para conhecer mais sobre o Fundo, clique aqui.

Fonte: Retirado do site www.observatoriodegenero.gov.br  em 31 de março de 2012 às 15h45min.

Nenhum comentário:

Postar um comentário