quarta-feira, 25 de abril de 2012

Grafiteira carioca é reconhecida por projeto que valoriza o papel da mulher


Uma brasileira virou exemplo de mulher corajosa e disposta a mudar o mundo. Panmela Castro e a presidente Dilma são as únicas brasileiras eleitas pela revista americana Newsweek nessa categoria.



Panmela Castro é grafiteira, da Penha, no Rio de Janeiro. “Eu sou suburbana, carioca, frequento o Piscinão de Ramos, adoro grafitar lá. Fui criada no meio do funk, da praia, dessas coisas todas”.

O trabalho desta vez é em Washington, nos Estados Unidos. Panmela gosta de usar cores fortes para pintar rostos de mulheres e denunciar questões importantes, como a discriminação e a violência contra a mulher.

http://srtabia.com/

Ela começou a grafitar nos muros do subúrbio carioca. Seu trabalho fala de sexualidade, igualdade e de como combater a violência doméstica.


No Rio de Janeiro, ela trabalha com um projeto social que usa o grafite para valorizar o papel da mulher. Uma organização não governamental americana feminista a descobriu e a convidou para pintar muros em vários países.


“Panmela é uma artista extraordinária e não usa o grafite apenas como arte, mas para transformar a cultura na sociedade," diz a presidente da Vitals Voice, Alyce Nelson.


Foi por meio da ONG que a estilista Diane Von Funrstenberg conheceu o trabalho de Panmela. Diane é uma referência da moda mundial. Criou um símbolo da feminilidade, o vestido envelope.


A estilista promove um prêmio para quem se destaca na proteção dos direitos das mulheres. Este ano, a atriz Jessica Alba entregou o troféu a Panmela, em Nova York.


A revista americana Newsweek criou uma lista de 150 mulheres com coragem e vontade para mudar o mundo. Entre elas, duas brasileiras, a presidente Dilma Roussef e Panmela.


“É minha obrigação como cidadã, acho que todo mundo tem que contribuir de alguma forma para nosso país, para nossa cidade e a minha maneira de contribuir foi falar de uma questão próxima da minha, no caso, é a questão dos direitos das mulheres”, diz.


Com mensagens que surgem das latinhas de spray, Panmela se prepara para seguir grafitando pelo mundo. Ela passou esta semana em Nova York e grafitou muros com rostos de mulheres e pinturas de libélulas que simbolizam liberdade.

Fonte: Retirado do site http://g1.globo.com/jornal-hoje/  em 01 de abril de 2012 às 08h29min.

Nenhum comentário:

Postar um comentário