segunda-feira, 2 de abril de 2012

Levantamento de Casos de Discriminação Étnico-Racial do Município de Aracruz e Região


Em 10 de outubro de 2011, na Gazeta do Norte, saiu uma reportagem relatando que o Espírito Santo era o primeiro no ranking da violência contra a mulher no país. Infelizmente essa triste realidade continuou sendo enfatizada este ano, com os dados do Mapa da Violência de 2012, do Instituto Sangari, que relata que o estado é o maior em agressões femininas, tendo uma taxa de 9,4 vítimas para cada mil habitantes.


O ano passado o município com os maiores índices de violência contra a mulher havia sido Linhares, este ano o CNJ aponta Vila velha como município com maiores casos.

montcalm.com.br

Em relação ao município de Aracruz-ES é possível perceber um aumento gritante na violência em geral, pois a chegada de várias empresas, indústrias e empreiteiras a cidade têm contribuído, também, para a imigração, aumentando a população local, que muitas vezes não se insere no mercado de trabalho e acarreta como consequência o aumento da violência.



A violência doméstica é só uma faceta dessa violência, mas que conforme dados divulgados pela Delegacia da Mulher do município tem diminuído em comparação ao mesmo período do ano passado. Este ano foi registrado até o dia 02/04/2012, 170 ocorrências.



A novidade é que a partir deste ano quem registra ocorrência não pode mais retirá-la; o que talvez tenha contribuído para a relativa redução dos números expressos.



Segundo Sérgio Garuzzi, estagiário de Direito, houve uma queda de aproximadamente 50% no número de ocorrências com relação à violência feminina no município, que segundo o mesmo tem reduzido devido às campanhas na mídia, a existência da Lei Maria da Penha, a conscientização feminina que denuncia mais, e o trabalho ostensivo da polícia militar e civil nos casos de violência de gênero/raça.



Fonte: Texto produzido pela aluna GPP-GeR/UFES - Glediana Aparecida Dantas Vicente – Polo Aracruz – ES, com apoio dos dados coletados na Delegacia da Mulher de Aracruz e os sites da internet.

Nenhum comentário:

Postar um comentário