segunda-feira, 22 de agosto de 2011

Política para Mulheres é pauta de Conferência Municipal em Aracruz - ES

As mulheres vêm conquistando cada dia mais seu espaço na sociedade. Visando discutir e elaborar políticas públicas voltadas à construção da igualdade, fortalecendo a autonomia econômica, social, cultural e política e, ao mesmo tempo, contribuindo para a erradicação de extrema pobreza e exercício pleno da cidadania das mulheres, será realizada em Aracruz, a III Conferência Municipal de Política para Mulheres. O encontro, que acontece no dia 31 de agosto, na EMEF “Placidino Passos”, a partir das 8 horas é uma ação da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social (Semds).

Imagem retirada do site http://www.pma.es.gov.br/


Após abertura oficial, os conferencistas vão assistir a uma apresentação cultural. Na sequência, será montada a plenária e realizada a Conferência Magna, sendo abordados os seguintes temas: “análise da realidade estadual e nacional, econômica, política, cultural e dos desafios para a construção da igualdade de gênero”, “avaliação e aprimoramento das ações e políticas que integram o II Plano Nacional de Políticas para as Mulheres e definição de prioridades” e “análise e aprovação da plataforma de políticas para as mulheres visando à construção do Plano Estadual de Políticas para as mulheres”.

Depois da explanação dos três eixos centrais da conferência haverá debate entre os presentes. Logo após, os conferencistas, já divididos em três grupos, vão discutir e levantar propostas de cada tema abordado que, em seguida, serão aprovadas pela plenária para serem encaminhadas à conferência estadual. As conferências são realizadas em três etapas: municipal, estadual e nacional. Neste primeiro momento, também serão eleitos os 12 delegados, sendo seis titulares e seis suplentes, representantes da sociedade civil e do setor público, para representar o município na Conferência Estadual de Política para Mulheres.

De acordo com a secretária da Semds, Mayone Pontin da Rós, as conferências devem assegurar ampla e representativa participação dos segmentos sociais e entidades, interessadas e comprometidas com as questões relacionadas à mulher, bem como dos gestores e instituições governamentais ligadas ao tema. “Os representantes dos segmentos sociais representativos no município devem ser estimulados, devendo observar as dimensões de classe, étnico raciais, geracional, orientação sexual, pessoa com deficiência, rural e urbana, assim como participarem do processo de escolha como delegadas para a etapa estadual”.

Os interessados em participar da conferência podem fazer sua pré-inscrição, na Casa dos Conselhos, que fica na rua Alegria, 354, Centro, das 8 às 17 horas. É preciso preencher uma ficha de inscrição e devolver até o dia 26 de agosto.

Para conferir a programação basta acessar o link:


Fonte: Retirado do site http://www.pma.es.gov.br/ em 21 de agosto de 2011 às 14h21min.

Nenhum comentário:

Postar um comentário