sexta-feira, 11 de maio de 2012

Ministério Público investiga racismo em clipe do cantor Alexandre Pires

O clipe mostra imagens de homens vestidos de macacos. Denúncia partiu da Secretaria Nacional de Promoção de Igualdade Racial.

O clip King Kong, do cantor mineiro Alexandre Pires conta com a participação do jogador Neymar e do cantor Mister Catra. No vídeo, homens vestidos de macaco invadem uma área de lazer cheia de mulheres. No final, Neymar e o próprio Alexandre aparecem fantasiados.




Para a Secretaria Nacional de Promoção de Igualdade Racial, o clip usa clichês e estereótipos contra a população negra. Segundo a denúncia, isso contribui para a permanência histórica do racismo e de práticas de inferiorizarão dessa população. A secretaria também acusa o vídeo de sexismo, porque reforça estereótipos equivocados da mulher como símbolo sexual.

O cantor Alexandre Pires, em nota diz que está chocado com qualquer leitura racista do clipe, já que ele é negro e tem orgulho da sua cor.

O cantor prestou depoimento no Ministério Público Federal, em Uberlândia, no último dia três sobre o caso. "Eu ouvi apenas um lado da história, que é apenas o autor da música, então agora o Ministério Público Federal vai colher mais informações pra poder chegar a alguma conclusão", declara Frederico Pellucci, procurador da República.

Fonte: Retirado do site http://g1.globo.com/jornal-hoje/  e www.youtube.com.br  em 09 de maio de 2012 às 19h12min.

3 comentários:

  1. "secretaria também acusa o vídeo de sexismo, porque reforça estereótipos equivocados da mulher como símbolo sexual".
    Sinceramente não vi nada que não vejo todos os dias...quase todas propagandas tem que aparecer uma mulher sem roupa, nua, sei lá... a muito a imagem da mulher tem sido usada como simbolo sexual...e quanto a fantasia de macaco...Para né...o preconceito muitas vezes partem das próprias pessoas, porque se fossem pessoas de cor branca vestidos de urso polar, ninguem ia falar nada, rsrrs....Aff..sinceramente acho que a Secretaria Nacional de Promoção de Igualdade Racial viajou....tão com a mente muito louca...
    aff...

    ResponderExcluir
  2. Concordo plenamente com você Jaiane, e ainda reafirmo o que o Alexandre Pires falou ao Fantástico da TV Globo: “A Secretaria Nacional de Promoção de Igualdade Racial deveria se preocupar com coisas mais importantes”.

    Indo nesse sentido, deveríamos então proibir as propagandas de cervejas, as dançarinas dos programas de TV....Mas uma coisa tem que ser admitida...o Alexandre Pires já fez músicas melhores.


    Anderson Pissinate Poltronieri
    Aluno GPP-GeR - UFES - Polo Aracruz

    ResponderExcluir
  3. rsrsrs.....concordo Anderson..."ele ja fez músicas melhores"...mas para um pais as músicas aparesentam duas sílabas é motivo de sucesso "Schu e Scha"...alguem poderia me dizer o que significa isso? porque até hoje eu não compreendo. Além de outras que não preciso nem mencionar...Aff

    ResponderExcluir