sexta-feira, 30 de dezembro de 2011

Dicas de superação do racismo para o Novo Ano

Muitas pessoas querem se tornar mais pró-ativa contra o racismo. A verdade é que o racismo está profundamente enraizado na sociedade e muitas vezes é difícil de perceber e resistir. No entanto, uma vez que você tenha um bom entendimento do que é o racismo, você pode começar a tomar uma posição significativa contra o racismo.

Segue algumas dicas para você começar o  Novo Ano pró-ativo contra o racismo:

Compreender seus próprios pensamentos e comportamentos racistas. Muitas pessoas gostam de pensar que não são racistas, mas quase todo mundo, ocasionalmente, faz julgamentos precipitados com base na “raça”. Racismo não inclui apenas pensamento negativo sobre pessoas de uma determinada etnia, por exemplo: “supondo que uma pessoa asiática é boa em matemática” também é racismo. Quando você tem pensamentos racistas, reconhecê-lo é o primeiro passo para a superação do racismo.

Ensine seus filhos sobre o racismo e a rejeitar o comportamento racista. Se seu filho ou filha apresenta tendências racistas, é bom gentilmente corrigi-los.

Incentive a escola do seu filho a ter discussões abertas sobre a questão racial, não apenas durante o "Mês da Consciência Negra", mas ao longo do ano.

Falar contra o racismo. Se um colega de trabalho conta uma piada racista, fale que você não gostou da piada em vez de rir junto com o grupo.

É difícil fazer isso no começo, mas é um passo para você adquirir respeito e mudar comportamentos racistas das pessoas.


Participe de grupos em sua comunidade que fazem trabalhos contra o racismo, se não existe um grupo de discussão na sua comunidade crie um.

Participe das atividades da Rede Afrokut  temos um acervo  com ótimos conteúdos sobre a superação do racismo, negritude, branquitude, indigenitude e Humanitude. Excelentes informações que ajudará  Você obter mais idéias sobre como ter um efeito direto da superação do racismo em sua comunidade.

Ficam essas dicas para você começar o ano com os dois pés sobre o racismo. Tem outras dicas? Compartilhe com todos e todas!

Hernani Francisco da Silva

Fonte: Texto e imagens retiradas do site http://negrosnegrascristaos.ning.com/  em 30 de dezembro de 2011 às 14h43min.

2 comentários:

  1. Ótima postagem Anderson....
    Que coloquemos em prática...que aprendamos a amar e a respeitar mais e mais cada diferente neste mundo de iguais.....
    Feliz 2012 a todos!!!
    bjus
    #ficaadica#..

    ResponderExcluir
  2. Oi amiga, obrigado...essa postagem foi retirada do AFROKUT, que é uma comunidade na internet voltada para negros e negras cristãos do Brasil....o site é muito interessante, vale a pena conferir.

    Um abraço e um feliz 2012!

    Anderson Pissinate Poltronieri
    Aluno GPPGeR/UFES - Polo Aracruz

    ResponderExcluir