terça-feira, 6 de setembro de 2011

2ª Conferência Municipal de Políticas Públicas reuniu jovens e discutiu propostas em Aracruz – ES

Os jovens em Aracruz vivem cada vez mais atentos a tudo que está acontecendo ao seu redor. Eles se preocupam em ter oportunidades no mercado de trabalho e mais qualidade de vida. É o que mostrou a 2ª Conferência Municipal de Políticas Públicas da Juventude que foi realizada nos dias 02 e 03 de setembro no município. O evento reuniu dezenas de jovens para discutir ações voltadas especificamente para o segmento, ou ainda que afetem diretamente os jovens. A conferência foi marcada pela discussão de propostas que garantam os direitos dos jovens.

Imagem retirada do site http://www.pma.es.gov.br/

O evento promovido pela Secretaria de Gabinete, da Prefeitura de Aracruz e pela Comissão Organizadora da Conferência Municipal da Juventude, pautou seus trabalhos nos seguintes eixos temáticos: Juventude – Democracia, Participação e Desenvolvimento Nacional; Plano Nacional de Juventude: prioridades 2011-2015 e Articulação e Integração das Políticas Públicas de Juventude. A conferência foi aberta pela secretária de Gabinete, Ilza Fernandes, que destacou a participação dos jovens em um evento de grande proporção. “A juventude presente mostra o interesse em apresentar e discutir o que é melhor para cidade em termos de políticas públicas. A juventude faz parte do crescimento e desenvolvimento do nosso país”.

Segundo o vice-prefeito de Aracruz, Jones Cavaglieri, esse é um momento de grande importância nas políticas públicas para a conquista de direitos e o desenvolvimento de Aracruz. “Essa conferência mostra o comprometimento da prefeitura com a juventude, trazendo do cenário nacional e estadual um processo democrático e participativo que favorece os jovens”. Para Cavaglieri a conferência é só o início de um longo processo de adequação, transformação e otimização que só acontece com a participação dos jovens. “A partir dessa grande conquista, retomamos o enorme compromisso da Juventude, não só em garantir direitos, mas no exercício da cidadania, colaborando para a manutenção de uma sociedade justa, consciente e solidária”.

A conferência resultou em um documento propondo ações e programas que será enviado às etapas estadual e nacional, consolidando as expectativas e necessidades da juventude quanto as políticas públicas, para que possam ser desenvolvidas pelo governo. O documento será apresentado na Conferência Estadual em Vitória, onde os delegados eleitos pelos próprios jovens vão representar a cidade.

A aluna do curso de GPPGR - UFES, polo Aracruz, Princila da Cunha será uma das delegadas representantes do município de Aracruz, Princila revelou ao nosso blog que durante o evento foram discutidas propostas que serão levadas para a Conferência Estadual dentre elas, Princila destaca uma que achou de extrema importância e que foi fruto dos debates nos grupos de estudo (proposta elaborada pelos jovens) que foi a Inclusão da mulher jovem no mercado de trabalho com especial recorte na área industrial e de metal-mecânica – “Hoje a prefeitura oferece cursos na área de metal mecânica para ambos os sexos, mas, na hora da contratação as empresas preferem os homens, e as mulheres mesmo tendo a mesma qualificação que os homens têm mais dificuldade para se inserirem no mercado”, disse Princila.

Fonte: Retirado do site http://www.pma.es.gov.br/  em 06 de setembro de 2011 às 15h00min.

Nenhum comentário:

Postar um comentário