segunda-feira, 12 de setembro de 2011

Jornais ignoram desigualdades enfrentadas pelas trabalhadoras brasileiras

As mulheres são quase metade da população economicamente ativa no Brasil. Mesmo assim, ainda convivem com problemas como a dupla jornada de trabalho e um baixo salário médio, que representa apenas 70% do que os homens recebem.
 
http://www.agenciapatriciagalvao.org.br/index.php


Problemas como esses são ignorados pelos jornais brasileiros. Segundo o estudo “Análise da Cobertura da Imprensa sobre Mulheres e Trabalho”, em 2010, apenas 9% do noticiário tratou da questão salarial e só 15% cobriu o acúmulo de atividades no ambiente profissional e doméstico.

Em sua maioria, os 450 textos analisados se concentram em trajetórias profissionais bem-sucedidas (28,54% das matérias) e em questões genéricas do mercado de trabalho (24,94%) – como dificuldade de acesso ao emprego e desemprego.

A pesquisa é a segunda de uma série de levantamentos realizados pela ANDI – Comunicação e Direitos e pelo Instituto Patrícia Galvão, no âmbito de projeto desenvolvido com o Observatório Brasil da Igualdade de Gênero, da Secretaria de Políticas para as Mulheres do Governo Federal.

Acesse o resumo dessa pesquisa clicando na imagem acima.

Fonte: Retirado do site http://www.agenciapatriciagalvao.org.br/index.php em 11 de setembro de 2011 às 10h44min.

Nenhum comentário:

Postar um comentário