segunda-feira, 5 de setembro de 2011

Conferência Municipal de Política para Mulheres define propostas para a etapa estadual – Aracruz - ES

Mais de 100 mulheres estiveram reunidas no dia 31/08, na Escola Placidino Passos, para participar da III Conferência Municipal de Política para Mulheres, uma ação da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social (Semds) e o Conselho Municipal de Assistência Social de Aracruz. O evento foi direcionado à elaboração de políticas públicas voltadas à construção da igualdade, fortalecimento da autonomia econômica, social, cultural e política, erradicação de extrema pobreza e exercício pleno da cidadania das mulheres, formalizadas pelas conferencistas. As propostas serão encaminhadas à Conferência Estadual.

imagem retirada do site http://www.pma.es.gov.br/
As conferencistas foram recebidas ao som de violino e um grupo de mulheres da Terceira Idade, do Centro de Convivência dos Idosos, apresentou a divertida peça “A visita de dona Genoveva”, na abertura do evento. Em seguida, foi feita a leitura e aprovação do Regimento Interno da Conferência. Em seu discurso, o vice-prefeito Jones Cavaglieri disse que a mulher tem um papel importantíssimo na sociedade, por sua garra, sensibilidade e por cuidar e se dedicar tanto à família. “Precisamos de mais participação da mulher na política, para consumar os seus direitos e ajudar a resgatar os valores éticos e morais das famílias”.

A Conferência Magna foi ministrada pela presidente do Comitê Multipartidário da Mulher no Espírito Santo, Neide Lima, seguida de um debate. Logo após, os grupos foram divididos para discutir os seguintes eixos temáticos: “análise da realidade estadual e nacional, econômica, política, cultural e dos desafios para a construção da igualdade de gênero”, “avaliação e aprimoramento das ações e políticas que integram o II Plano Nacional de Políticas para as Mulheres e definição de prioridades” e “análise e aprovação da plataforma de políticas para as mulheres visando à construção do Plano Estadual de Políticas para as mulheres”.

Após discussão, as conferencistas elaboraram propostas para cada assunto abordado e uma plenária foi montada para aprovação das propostas a serem encaminhadas à Conferência Estadual de Política para Mulheres. No momento, foram eleitas 12 delegadas, sendo seis titulares e seis suplentes, da sociedade civil e do setor público, para representar o município na estadual.

Em entrevista, a presidente do Comitê Multipartidário da Mulher no Espírito Santo, Neide Lima, explicou que sua luta de vida é a causa das mulheres, destacando que as conferências são importantes por ser um espaço para a comunidade participar de forma efetiva, dando opiniões, concordando ou discordando do que é proposto. “Cada município tem suas peculiaridades, por isso as conferências são importantes, para que o governo tome decisões baseadas nas necessidades propostas pela maioria dos municípios”, informou.

A presidente também falou sobre a atual situação da mulher que mesmo com toda sua evolução no mercado de trabalho ainda precisa lutar pela igualdade de direitos. “Mesmo que a mulher tenha estudado mais, a muitas delas são analfabetas. Mesmo que as mulheres tenham se graduado mais, são destinados menos empregos para elas e ainda ganham menos que os homens, pelo mesmo cargo. Daí a importância da participação da mulheres nas conferências, para discutir as diferenças e participar da elaboração de políticas que vão de encontro com os direitos das mulheres. Falta participação da mulher na política porque muitas acham que já tem muitas tarefas e que política é para homem. A mulher também tem que assumir esse papel na sociedade”.

Obs.: Durante a conferência a aluna de GPPGR – UFES do pólo de Aracruz, Princila da Cunha foi eleita delegada para representar as mulheres Aracruzenses na Conferência Estadual que se realizará em Vitória.

Fonte: Retirado do site http://www.pma.es.gov.br/  em 04 de agosto de 2011 às 13h00min.

Nenhum comentário:

Postar um comentário