quinta-feira, 17 de novembro de 2011

III Seminário para as Relações Étnico-raciais em Aracruz - ES

Nos dias 24 e 25 de novembro, a Secretaria de Educação de Aracruz (Semed), por meio da Comissão de Estudos Afro-Brasileiros (Ceafro), do Setor de Diversidade promove o “III Seminário para as Relações Étnico-raciais”, com o tema “A inserção do negro na sociedade brasileira: história, política, arte e educação”. O evento acontece no auditório da EMEF “Placidino Passos”, das 19h às 21h30 e tem o apoio da Prefeitura de Aracruz e da Secretaria de Estado da Cultura (Secult) do Espírito Santo.

Aproximadamente 200 profissionais da Educação do município devem participar do seminário. Segundo a secretária da Semed, Ilza Rodrigues, o seminário é um momento para reflexão sobre a luta dos negros no Brasil, contra o racismo na sociedade, visando à construção de uma educação antirracista. “Com o seminário iremos contribuir na formação dos professores e na implementação da Lei 10.639/03, que estabelece a obrigatoriedade do ensino da História e Cultura Afro-brasileira e Africana na educação do Ensino Fundamental e Médio nas instituições de ensino do município”.

         http://www.pma.es.gov.br/

Ainda segundo Ilza Rodrigues, o evento será um momento para homenagear as personalidades negras de Aracruz e referenciar a memória do maior lutador pela liberdade de nossa história, Zumbi dos Palmares. O seminário continua nos dias 8 e 14 de dezembro, das 7h30 às 11h30 e das 13h às 17h, no auditório do Polo da Universidade Abertura do Brasil (UAB) Aracruz, com apresentações de relatos de experiências desenvolvidas nas escolas do município, pelos cursistas da formação afro-brasileiro.

Conheça a programação do III Seminário para as Relações Étnico-raciais



Quinta-feira (24 de novembro) das 19h às 21h30, no auditório da EMEF “Placidino Passos”

·         Abertura Oficial;

·         Apresentações Culturais: Coral Afro Aracruz (Formação Afro), sob a coordenação da pedagoga da Semed e coordenadora do grupo de discussão permanente Afro-brasileiro, Marluce Leila Simões Lopes e a CIA de dança Afro de Aracruz, sob direção de Elídio Netto;

·         Homenagem às personalidades negras de Aracruz.


Sexta-feira (25 de novembro) das 19h às 21h30, no auditório da EMEF “Placidino Passos”

·         Mesa Redonda: “A inserção do negro na sociedade brasileira: história, política, arte e educação”, com o Prof. Msc. Sérgio Pereira dos Santos  (Doutorando e Mestre em Educação/Ufes) e a Prof.ª Msc. Priscila Chisté (Doutoranda e Mestre em Educação/Ufes), tendo como mediadora a Prof.ª Msc. Marluce Leila Simões Lopes.

Fonte: Retirado do site http://www.pma.es.gov.br/noticia/2357/  em 17 de novembro de 2011 às 07h50min.

Nenhum comentário:

Postar um comentário