sábado, 26 de novembro de 2011

Negros ainda estão entre os mais 'vulneráveis', diz ministra

A ministra-chefe da Secretaria de Políticas de Promoção de Igualdade Racial, Luiza Bairros, afirmou neste domingo (20) que é preciso aproveitar o momento de "inclusão social vivido pelo Brasil" para melhorar as condições acesso das pessoas negras às políticas públicas implementadas pelo governo federal.

A ministra fez um pronunciamento em cadeia nacional de rádio e televisão em virtude do Dia Nacional de Zumbi e da Consciência Negra, que é comemorado no dia 20 de novembro. A data foi instituída para estimular a reflexão sobre a situação dos negros no Brasil.

http://g1.globo.com/
"As mudanças no acesso à educação, trabalho e renda ainda são acompanhadas pela persistente presença de mulheres e homens negros entre os mais vulneráveis. Hoje lembramos uma experiência histórica que supera épocas e lugares. Com a sanção da lei que declara o 20 de novembro como Dia Nacional de Zumbi e da Consciência Negra o governo reconhece o empenho dos movimentos negros, porque o significado desta data alcança a todos nós brasileiros", disse a ministra.

Segundo dados do governo, as pessoas negras representam 71% dos brasileiros que vivem em condição de extrema pobreza. Durante o pronunciamento foi feito o anúncio da campanha "Igualdade Racial é pra Valer", que pretende mobilizar agentes econômicos e socias no combate à desigualdade racial, classificada pela ministra como "o núcleo mais resistente de nossas desigualdades.

Luiza Bairros lembrou ainda que 2011 foi eleito pelas Organizações das Nações Unidas (ONU) como o Ano Internacional dos Afrodescendentes, um dos motivos para o lançamento da campanha que pretende chamar a atenção para as dificuldades de acesso dos negros à educação, trabalho e renda.

Comemorações
A Praça da Luz, no Centro de São Paulo, recebeu neste domingo as comemorações do Dia da Consciência Negra. Durante todo o dia, diversas bandas se apresentaram no palco montado especialmente para a data. Oficinas, apresentações de capoeira e atividades para crianças também fizeram parte do programa.

O show da Consciência Negra acontece desde 2007. O evento é organizado pelo governo do estado e pela Prefeitura de São Paulo. Neste ano, de acordo com a secretaria, são homenageados os 80 anos de fundação da Frente Negra Brasileira, primeiro movimento político organizado voltado para a população negra do país.

Em Salvador, os motoristas enfrentaram trânsito lento na Avenida Sete de Setembro, na Carlos Gomes e no Campo Grande, principais vias do centro da capital baiana, na tarde deste domingo, Dia da Consciência Negra. Segundo a Transalvador, integrantes do Movimento Negro se concentram nas ruas e usam um trio elétrico para comemorar a data.

Fonte: Retirado do site http://g1.globo.com/  em 22 de novembro de 2011 às 18h55min.

Nenhum comentário:

Postar um comentário