sexta-feira, 25 de novembro de 2011

Feira pelo fim da violência contra a mulher

Hoje, às 9h, na Praça Fausto Cardoso, a Secretaria Especial de Políticas para as Mulheres (SEPM) promoverá um ato pelo Fim da Violência contra a Mulher. A ação faz parte da Campanha 16 Dias de Ativismo pelo Fim da Violência contra as Mulheres. Na ocasião, haverá a colocação de cruzes que simbolizará a mulher vítima de violência. O tema dessa edição será Da Paz no Lar à Paz no Mundo.


Na ocasião, a equipe da Secretaria de Mulheres se posicionará em um estande localizado em frente ao Palácio Museu Olímpio Campos, juntamente com representantes de outros órgãos do estado e de setores que atuam com a Rede de Enfrentamento à Violência contra a Mulher.

http://www.infonet.com.br/
Distribuição de material informativo, demonstração sobre o auto-exame da mama e explicações sobre o uso de preservativo masculino e feminino farão parte da programação. Também haverá espaço para que representantes de organizações governamentais ou não governamentais se pronunciem sobre o tema em questão.

Fortalecimento

Na edição 2011, a campanha vai aprofundar quatro questões que foram identificadas como prioridades para o enfrentamento à violência contra as mulheres: Violência Doméstica; Proliferação de armas pequenas e seu papel na violência doméstica; Violência política contra as mulheres, incluindo pré/durante/ e pós eleitoral; Violência Institucional.

“Nós da SEPM, através das coordenadorias de Articulação Institucional e Ações Temáticas, e de Enfrentamento à Violência, intensificamos as nossas ações, mesmo antes desse período, prevendo o fortalecimento da campanha em Sergipe”, informou a secretária de Políticas para as Mulheres, Maria Teles dos Santos.

De acordo com a secretária, desde outubro passado que a SEPM promove ações nas comunidades.  “Buscamos conscientizar a população sobre o tema em questão, que é um dos focos do trabalho diário na SEPM”, completou a secretária.

Ela informou que dentre as ações desenvolvidas estavam: o Encontro de Mulheres, que ocorreu de 19 a 28 de outubro nas comunidades do conjunto João Alves, em Nossa Senhora do Socorro (Espaço Ecos); na Associação Revida, no bairro Sagrada Família e na Associação C.H.A.M.A, no Loteamento Pantanal, em Aracaju.

“Em Pinhão, técnicas da secretaria sensibilizaram os gestores municipais para a implantação da Coordenadoria e do Conselho de Mulheres”, completou.

Novas parcerias

Além dessas ações, a SEPM atua em parceria com os municípios do estado na realização de atividades que fortaleçam a Campanha 16 Dias de Ativismo pelo Enfrentamento à Violência. O objetivo é sensibilizar e conscientizar a sociedade para a importância da campanha que luta pela erradicação da violência contra a mulher e pela garantia dos direitos humanos.

Programação

No dia 1º de dezembro, a SEPM apoiará a Caminhada pelo Dia Mundial de Combate a AIDS, organizado pela Secretaria Municipal de Saúde de Aracaju – Programa DST-AIDS.

Outra ação está sendo discutida coma as coordenadorias da secretaria para ser executada no dia seis de dezembro, quando ocorrerá a Campanha do Laço Branco.

Já no dia 10 de dezembro, a SEPM apoiará a programação pelo Dia Internacional dos Direitos Humanos.

Internacional

A Campanha Internacional 16 Dias de Ativismo pelo fim da Violência contra as Mulheres é uma mobilização educativa e de massa, que luta pela erradicação deste tipo de violência e pela garantia dos direitos humanos.

Ela é realizada desde 1991 pelo Centro para a Liderança Global das Mulheres, da Universidade de Rutgers, nos Estados Unidos.

Nessa edição, a campanha terá a participação das integrantes da Rede Internacional de Ação sobre as Armas Pequenas (Iansa). Seguindo o tema apresentado, os ativistas deverão denunciar o aumento do número de armas pequenas e sua relação com a violência doméstica. De acordo com informações da organização, o risco de morte de mulheres é três vezes maior quando existe uma arma de fogo em casa.

Fonte: Retirado do site http://www.infonet.com.br/  em 23 de novembro de 2011 às 23h41min.

Nenhum comentário:

Postar um comentário