sexta-feira, 18 de novembro de 2011

Violência contra a mulher motiva marcha na Serra - ES

O próximo sábado (26) vai começar de uma maneira diferente na cidade da Serra. Será chamada a atenção sobre uma realidade que ainda atinge o Estado: a violência contra a mulher. Neste dia, haverá uma marcha pelo fim da violência contra as mulheres. A concentração para a caminhada será às 8 horas, na Avenida Central de Laranjeiras, em frente ao Cartório Antônio Maria.

Da Avenida Central, a marcha segue para a Secretaria de Políticas Públicas para a Mulher da Serra (Seppom), na Segunda Avenida. O objetivo do evento é chamar a atenção para a gravidade do tema e despertar a consciência dos cidadãos sobre a importância da busca de apoio e denúncia em casos de violência. Segundo a secretária da Mulher, Nazareth Pimentel, os dados demonstram que a violência doméstica tem aumentado. “A nossa luta é para mudar esse cenário”, afirma.

http://www.serra.es.gov.br/
Índices - Segundo números da Seppom, de acordo com dados do Mapa da Violência 2011, o Espírito Santo ocupa o primeiro lugar no ranking de homicídios de mulheres com 10,9 mortes por 100 mil habitantes. Entre as cinco cidades do Estado com maior índice de morte de mulheres a Serra aparece em primeiro lugar, seguida de Cariacica, Vitória, Linhares e Aracruz. Conforme informações da Delegacia de Homicídios e Proteção à Mulher – DHPM até o mês de novembro deste ano, 23 mulheres foram assassinadas no município.

Na maioria das vezes, os assassinatos são precedidos por uma série de agressões domésticas que não são denunciadas por fatores diversos tais como: dependência financeira ou afetiva do agressor, vergonha, humilhação, sentimento de culpa, esperança de mudança das atitudes do agressor e desconhecimento de seus direitos.

Armas - Ainda segundo o Mapa da Violência 2011, vale destacar algumas particularidades existentes nos assassinatos de mulheres. Enquanto as armas de fogo representam quase ¾ das causas dos homicídios masculinos, as armas brancas, que exigem contato direto, como objetos cortantes, penetrantes, contundentes e sufocação, são mais comuns quando se trata de violência contra a mulher.

Outro aspecto que chama a atenção é o local do incidente que originou as lesões causadoras da morte da vítima. Entre os homens, apenas 17% dos incidentes aconteceram na residência ou habitação. Já entre as mulheres, essa proporção sobe para perto de 40%.

Serra – A Secretaria de Políticas Públicas para a Mulher (Seppom) foi criada a fim de atender às demandas da população feminina da Serra. É a única secretaria específica para o público feminino do Estado. Uma das questões trabalhadas é o combate à violência. A Seppom tem percorrido a cidade com panfletos que esclarecem sobre os direitos da mulher.

No local há diversas atividades para mulheres em situação de violência, que pode ser física e também psicológica. Na Secretaria, as cidadãs e às vezes os companheiros, recebem atendimento psicológico, participam de grupos de apoio e oficinas. As mulheres ainda podem ser encaminhadas para a Casa Abrigo: a Casa Marcele.

A Casa Marcele atende às mulheres que têm sua vida colocada em risco. As mulheres abrigadas na Casa Marcele têm proteção e a alimentação garantida, além de receberem atendimento de psicólogo, pedagogo e assistente social. É trabalhada a auto-estima para que elas possam retornar ao convívio social, quando possível, cientes de sua cidadania.

Clique AQUI para acessar a matéria completa

Fonte: Retirado do site http://www.serra.es.gov.br/  em 18 de novembro de 2011 às 11h00min.

Um comentário:

  1. EI,NAZARÉ,,,,,VC ESTA DE PARABÉNS,PELO SEU TRHO,ESTOU SE,PRE ACOMPANHANDO,SOU MARTILENE A IRMA DA ZELINDA QUE VEIO MORRAR NO CHILE,SINTO SAUDADE DA CORRERIA AI DO MOVINTO MULHER DA ZELINDA,MAS TEM Q SER ASSIM ,O TRBH ,DELES TBM ESTA MUITO BOM,,.ABRAÇO,FICA COM DEUS,.BJO

    ResponderExcluir