terça-feira, 25 de outubro de 2011

STJ autoriza casamento civil entre mulheres

Pela primeira vez, o Superior Tribunal de Justiça (STJ) decidiu que um casal homossexual poderá realizar um casamento civil. Por maioria, a 4ª Turma do STJ deu parecer favorável a Kátia Ozório e Letícia Perez, do Rio Grande do Sul. Apesar de a decisão só valer para este caso, cria-se um precedente que poderá servir de base para outros juízes em novas ações com a mesma finalidade.


http://eduardoneivadv.blogspot.com/
A sessão desta terça-feira (25) retomou o julgamento do caso após suspensão na última quinta-feira (20), com o pedido de vista do ministro Marco Buzzi – o último dos cinco magistrados a votar na semana passada.
 
O placar já era favorável ao casal: os ministros Raul Araújo, Isabel Gallotti e Antonio Carlos Ferreira seguiram o voto do ministro-relator Luís Felipe Salomão. Buzzi acompanhou a posição do relator, mas levantou que a discussão, devido ao alto nível de complexidade, deveria ser julgada não por eles, mas pelo Supremo Tribunal Federal (STF). Com base nisso, o ministro Raul Araújo mudou o voto e se posicionou contrário ao relator.
 
Na argumentação de Salomão, a aceitação do pedido de autorização para o casamento civil entre duas mulheres seguia a mesma linha defendida pelo STF que estabeleceu, em maio deste ano, que as relações homoafetivas fossem tratadas da mesma forma que as heterossexuais.
 
Foi a primeira vez que o STJ admitiu o casamento entre homossexuais. Outros casais já haviam conseguido se casar em âmbito civil em instâncias inferiores da Justiça. O casal de gaúchas entrou com a ação no STJ depois de decisões desfavoráveis em primeira e segunda instância. A diferença do caso em relação a outros similares é que as autoras da ação não quiseram converter a união estável em casamento civil – preferiram partir direto para o processo de habilitação para casamento civil. Ainda cabe recurso ao STF por parte do Ministério Público do Rio Grande do Sul.
 
Fonte: Retirado do site http://www.agenciapatriciagalvao.org.br 25 de outubro de 2011 às 22h35min.

Nenhum comentário:

Postar um comentário