segunda-feira, 24 de outubro de 2011

Três mulheres recebem o Prêmio Nobel da Paz

O prêmio foi visto como um reconhecimento da importância do ativismo das mulheres nos processos de paz e de mudanças política e social.

http://www.observatoriodegenero.gov.br/
Foram anunciadas pelo Comitê Nobel da Noruega, as três ganhadoras do Prêmio Nobel da Paz deste ano. São elas: a presidenta da Libéria, Ellen Sjohnson-Sirleaf, a militante também liberiana Leymah Gbowee e a ativista iemenita da Primavera Árabe, Tawakkul Karman. As agraciadas foram escolhidas por suas participações em processos de pacificação, na busca de segurança para as mulheres e na garantia de seus direitos.


Johnson-Sirleaf, de 72 anos, foi a primeira mulher africana eleita presidenta democraticamente. Colocou fim ao conflito armado na Libéria e contribuiu para a queda do ex-presidente Charles Taylor, julgado internacionalmente por crimes contra a humanidade.


Leymah Gbowee contribuiu na organização do movimento de paz que colocou fim à Segunda Guerra Civil da Libéria, em 2003. Gbowee já recebeu diversos prêmios por seus trabalhos humanitários, sobretudo em relação à garantia dos direitos das mulheres, e desde 2006 ocupa o cargo de diretora-executiva da Rede Paz e Segurança – África, organização que trabalha com mulheres na Libéria, Costa do Marfim, Nigéria e Serra Leoa.


A jornalista e ativista Tawakkul Karman se divide entre a atuação no partido Islah, de oposição ao regime do presidente do Iêmen, Abdullah Saleh, e a direção da organização Women Journalists Without Chains, fundada por ela em 2005. A iemenita é atuante na busca por mais espaço e poder para as mulheres e na promoção dos direitos humanos em seu país.


Em 110 anos de entrega do Prêmio Nobel, apenas 15 mulheres (incluindo as três agraciadas deste ano) receberam o prêmio pela paz, enquanto 85 homens já foram agraciados. O prêmio foi dado a mulheres 44 vezes entre os anos de 1901 e 2011. Apenas uma mulher, Marie Curie, foi agraciada duas vezes: em 1903 com o prêmio em Física e em 1911, quando recebeu o Nobel em Química. É a primeira vez que três mulheres recebem o prêmio juntas.


Fonte: Retirado do site http://www.observatoriodegenero.gov.br/ em 23 de outubro de 2011 às 17h25min.

Nenhum comentário:

Postar um comentário