quinta-feira, 21 de julho de 2011

Brasileira eleita Miss Mundo Itália sofre preconceito racial pela internet

A brasileira que nasceu na Bahia, mas vive em Campinas, no interior de São Paulo, deixou para trás 39 concorrentes. Com 1,65 m de altura, 55 quilos e 24 anos, Silvia Novais foi eleita a descendente italiana mais bonita do mundo. E eleita pelos próprios italianos.


Mas foi só ganhar o título que um site racista que abriga pessoas do mundo inteiro começou a fazer uma série de comentários preconceituosos.

Um internauta diz: “Se fosse na Roma antiga essa italianinha seria criada de Nero”. Outro afirma: “Revoltante”. Outro, em inglês, diz que a negra nojenta não pode ser italiana e que talvez ela tenha um avô italiano.Silvia diz que essa não foi a primeira vez que ela foi vítima de racismo. Mas sempre pela internet.

Para saber o que comunidade italiana no Brasil pensa dessa polêmica, a equipe do Jornal Hoje foi saber a resposta no bairro da Bela Vista, mais conhecido como Bexiga, um dos principais redutos da colônia italiana em São Paulo.

“Ela é muito bonita, merece a faixa que recebeu”, diz João Batista Nalo. “Eu não tenho preconceito nenhum, principalmente com mulher. Ela é muito bonita”, diz Victor Griecco.

Donato Rapolli, neto de italiano e herdeiro de uma das cantinas mais antigas de São Paulo, assistiu ao concurso pela TV e torceu pela brasileira: "Infelizmente, são países distantes que misturam coisas antigas, que é justamente esse preconceito chato, ruim. E a gente não está de acordo, ficamos muito triste com isso", diz.

Maria Carmanhano tem Itália e Portugal no sangue e é casada com um espanhol. Essa família toda misturada, se encantou com a beleza de Sílvia, e se revoltou ao saber das reações racistas à vitória dela no concurso. Para Maria isso tudo é inveja. O marido dela concorda e diz que a brasileira merecia ganhar o concurso em qualquer lugar do mundo.

Na opinião de todos por lá, é justamente a miscigenação que faz a beleza de Sílvia e de tantos outros brasileiros. Silvia já está com um advogado, mas ainda não sabe se vai entrar na justiça.

Para assistir a matéria transmitida pelo Jornal Hoje, basta acessar o link: http://www.youtube.com/watch?v=ZPz86PqtGJ8

Fonte: Retirado do site http://g1.globo.com/jornal-hoje/ em 21 de julho de 2011 às 00h44min.

Nenhum comentário:

Postar um comentário