sábado, 23 de julho de 2011

Dados sobre violência de Gênero e Raça no Espírito Santo e no município de Aracruz - ES.



DADOS EXTRAÍDOS DO CREAS- CENTRO DE REFERÊNCIA ESPECIALIZADO DA ASSISTÊNCIA SOCIAL DE ARACRUZ/ES
Do ano de 2008 até o presente momento o CREAS do município de Aracruz recebeu 179 casos de violência sexual contra crianças e adolescentes. Dos casos atendidos 135 são vítimas do sexo feminino e 44 do sexo masculino.

Sobre a situação de violência sexual se faz as seguintes análises:

O uso das relações de poder, como determinante de direitos e deveres referentes à expressão do desejo sexual, acompanha a humanidade desde seus primórdios, possuindo os detentores desse poder o privilégio do livre exercício de sua sexualidade sobre aqueles sob seu domínio, independentemente da vontade dos mesmos. O homem ainda hoje acha que a mulher com quem convive é propriedade sua. “Eu mando, faço e posso.” O homem manda, agride e muitas vezes a mulher fica num beco sem saída porque não tem onde voltar por causa da pobreza e ela muitas vezes aguenta um conjunto de situações complicadas já que depende totalmente do marido ou companheiro sendo esta uma das principais razões de suportar muitos abusos já que não tem outra forma de ganhar sustento dos filhos. Além de presenciarem seus (as) filhos (as) filhas tornarem-se vítimas da violência automaticamente tornam-se vítimas veladas.

O homem acredita ser autoridade máxima no seio da família, mesmo quando a mulher é responsável por ela,  e embora por lei isto não possa ocorrer, ele acaba tendo direito da vida ou morte sobre sua mulher , seus filhos e as crianças e adolescentes que dentro se encontram  não importando a relação de parentesco.

A relação de dominação-exploração que se estabelece entre o homem, de um lado, e a mulher, a criança e o adolescente, de outro lado, é uma relação de poder.

As crianças também aprendem e aceitam  a não serem tratadas com respeito e carinho, o que faz com que fiquem vulneráveis para sofrerem novo abuso sexual ou outras formas de violência até a fase adulta quando não tratadas.

Enquanto o homem for educado para o exercício do poder, para a manifestação incontida de sua agressividade e para o embotamento do lado feminino de sua personalidade, continuará a agredir direitos de mulheres e de crianças, seres sub-privilegiados nesta correlação de forças.

Para essas vítimas é necessário um atendimento especializado e multidisciplinar para a superação da violência, resgatar a auto-estima, impedir que a violência interfira no seu pleno desenvolvimento e prolongue na vida adulta.

DADOS EXTRAÍDOS DO INSTITUTO SANGARI, SOBRE VÍTIMAS DE HOMICÍDIOS NO BRASIL DESTACANDO A QUESTÃO GÊNERO E RAÇA. 

Em cada três pessoas assassinadas no Brasil, duas são de negras. É o que revela o Mapa da Violência 2011, elaborado pelo Instituto Sangari, com base em dados do Ministério da Saúde. O estudo, publicado anualmente pelo instituto, apresenta situação e evolução da mortalidade violenta no Brasil, desagregados por faixa etária, região geográfica, gênero e raça. Tem havido um forte crescimento na vitimização da população negra, desde 2002.

Naquele ano, morriam proporcionalmente 46% mais negros que brancos percentual que chega a 103% em 2008, ano em que foram registradas as mortes dos dados analisados no estudo 2011. A probabilidade de ser morto também aumenta de acordo com o sexo (masculino) e idade (15 a 29 anos). Adolescentes e jovens negros lideram o grupo sob maior risco de ser assassinado no Brasil. (Dados extraídos do: http://www.generoracaetnia.org.br/pt/publicacoes/recomendadas/item/522-mapa-da-violência-2011.html)

Entre 1998 e 2008, foram assassinadas no país 42 mil mulheres em um ritmo que acompanhou quase estritamente o crescimento da população feminina, de forma tal que as taxas anuais do período rondaram sempre os 4,25 homicídios para cada 100 mil mulheres.

Veja abaixo como estão o Espírito Santo e os municípios de Aracruz e Linhares no ranking da violência contra a mulher nas duas últimas duas pesquisas feitas pelo Instituto Sangari:

Local
Mapa da violência 2010

Mapa da violência 2011


No país
No estado
No país
No estado
Espírito Santo
-
-
Aracruz


18º
Linhares







A QUESTÃO DE RAÇA
De acordo com o mapa da violência de 2010 em 2007 o número de homicídios de pessoas brancas foi menor que o de pessoas negras no Espírito Santo: 268 contra 1.210. Ocupou a 7º posição nacional no numero de homicídios de pessoas brancas e 2º lugar no numero de homicídios de pessoas negras.
Matéria elaborada pelas Alunas Jussara Passos e Princila Cunha do Grupo 04 - Polo de Aracruz.

Nenhum comentário:

Postar um comentário