quinta-feira, 28 de julho de 2011

Violência Doméstica – Profissão Repórter

No dia 05 de julho de 2011 foi ao ar no Globo Repórter (programa de jornalismo investigativo da Rede Globo de televisão) sob comando de Cacco Barcelos uma reportagem que mostrava aos brasileiros a dura realidade de mulheres vítimas de agressões dentro do próprio lar.
Para aqueles que não tiveram a oportunidade de assistir ao programa, o grupo 04 do curso de Gestão em Políticas Públicas está disponibilizando logo abaixo os vídeos que foram retirados do site YOUTUBE, para que você possa verificar o absurdo vivido por mulheres no interior de suas casas, no seu trabalho, no seu dia-a-dia.
O programa mostrou um mutirão de audiências para julgar esses casos de violência, das 75 mulheres que foram chamadas, 42 compareceram e apenas 08 resolveram manter o processo contra o companheiro agressor.
Importante foi o fato de o programa mostrar a realidade capixaba perante o tema, de janeiro a março deste ano, na grande Vitória, no Espírito Santo, 2000 (duas mil) mulheres registraram boletim de ocorrência por agressão. Para mostrar a realidade capixaba o repórter Thiago Jock acompanhou por uma semana o trabalho de uma delegacia da mulher de Serra. É o estado onde morreram mais mulheres assassinadas em dez anos.

Já os repórteres Eliane Scardovelli e Victor Ferreira ouviram homens acusados de violência domestica em São José do Rio Preto, no interior paulista. Outro ponto importante é a criação em São Paulo de um juizado especial só para julgar casos de violência doméstica. As repórteres Gabriela Lian e Paula Akemi mostram como funciona esse trabalho. Veja a programa completo nos dois vídeos abaixo:

Profissão Repórter - 05/07/11 - Violência Doméstica - Parte 1



Profissão Repórter - 05/07/11 - Violência Doméstica - Parte 2


Fonte: Vídeos retirados do site http://www.youtube.com/ em 28 de Junho de 2011 às 13h00min.

Nenhum comentário:

Postar um comentário