quinta-feira, 21 de julho de 2011

Uma mulher morre vítima de violência a cada três dias na Grande Vitória

Segundo a polícia, são 48 mortes em 2011, 45 ligadas ao tráfico de drogas.
Pela 10ª vez, ES é considerado o 1º em número de crimes contra a mulher.

 

De janeiro a março de 2011 quase 2 mil mulheres registraram boletim de ocorrência na Delegacia de Atendimento a Mulher (Deam) da Grande Vitória - considerando os municípios de Vitória, Vila Velha, Serra, Cariacica e Viana.  Segundo a polícia, uma mulher morre vítima de violência a cada três dias na Grande Vitória.
Essas mulheres sofreram agressão verbal, física ou foram ameaçadas de morte pelos seus companheiros, filhos, irmãos ou amigos. Na segunda-feira (27), após o feriado de Corpus Christi, 14 mulheres procuraram o atendimento em Vitória. Para a delegada Arminda Rosa da Silva Rodrigues, esse número é assustador.
Arminda Rosa afirma que a mulher precisa representar criminalmente contra o agressor e pedir que a Justiça tome as providências. Nós estamos prontos para ajudar esta mulher nesse momento de indecisão, podemos ouvi-la e orientá-la sobre o que fazer", ressaltou.
Até esta quinta-feira (30), segundo a Delegacia de Homicídios de Proteção às Mulheres (DHPM), 48 mulheres foram assassinadas na Grande Vitória. Apenas três crimes foram passionais e 45 têm alguma ligação com o tráfico de drogas.
O Espírito Santo é o primeiro estado em número de assassinatos de mulheres em todo território nacional. A informação é do Mapa da Violência no Brasil, divulgado pelo Ministério da Justiça no começo do ano. Há dez anos o Estado do Espírito Santo não 'perde' a primeira posição no número de assassinatos de mulheres e o segundo no número total de homicídios em todo o território brasileiro.
Segundo o estudo do Ministério da Justiça, na lista dos 90 municípios brasileiros com taxas acima de 8 homicídios em 100 mil mulheres, o que representa praticamente o dobro da média nacional, oito são do Espírito Santo. De acordo com o estudo, o município de Linhares, interior do Espírito Santo, que tem uma população feminina de 65.775, ocupa a quarta posição nacional com 13 assassinatos em 2008.
Para denunciar casos de violência no Espírito Santo, basta ligar para (27) 3137-9115.

Fonte: Retirado do site http://g1.globo.com/espirito-santo/ em 20/07/2011 às 10h40min.

Nenhum comentário:

Postar um comentário